Você acha isso certo?

“Dentro de uma semana, 9 mil doses da vacina contra o vírus Influenza podem ir parar no lixo”, foi a declaração impotente da jovem profissional de enfermagem do posto de saúde do Meireles, em Fortaleza, quando indaguei se a população abaixo dos 60 anos estava aderindo ao saldo restante da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

“Não!”, foi a resposta seca de outra jovem profissional do mesmo posto, quando tentei, quatro meses antes, driblar a regra do limite mínimo de idade para a tal vacina. “Só depois da campanha, agora é exclusivamente para idosos, crianças e doentes crônicos”. Eu ainda tentei argumentar: “Mas faltam poucos dias para o término da campanha!”; “Eu já vou fazer 58…”; “Cuido da minha mãe idosa, se eu gripar, posso passar pra ela…”.

Ora, o governo gasta milhões de reais com publicidade para sensibilizar a população a aderir à campanha anual, e quando aparece alguém espontaneamente insistindo para se imunizar, a resposta é: “Volte depois da campanha, se sobrar…”. Que lógica torta é essa, hein? Não dá para aceitar calada, dá?

Existe o risco de morte por gripe? Sim, infelizmente. Embora dados oficiais deste ano registrem queda considerável no número de óbitos em relação a 2013, há Estados com percentual próximo a 10%, ou seja, de cada 100 pessoas infectadas pelo vírus Influenza, 9 vêm a falecer. Sinistro assim.

Neste 9 de outubro expira o prazo de validade das vacinas. A profissional que me atendeu hoje cedo calcula que até lá deverá aplicar, no máximo, 100 doses. Quando lhe falei que eu era jornalista e que iria divulgar a notícia em meu blog pessoal, ela agradeceu. “Faça isso, por favor!”

E aí, vamos usar nosso título de eleitor neste domingo para eleger mais compromisso e menos negligência?

Sobre Celma Prata

Celma Prata é jornalista profissional e escritora. Autora dos livros "Descascando a Grande Maçã" [Sete_2012] e "Viver, Simplesmente" [Sete, 2016]. Atualmente integra o Conselho Editorial do Jornal AgroValor. É membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e da Sociedade Amigas do Livro, onde lidera o conselho gestor para o biênio 2016-2018. Ver todos os artigos de Celma Prata

12 respostas para “Você acha isso certo?

  • Rose

    Infelizmente o descaso com a saúde é grande nesse pais e a falta de sensibilidade dos nossos dirigentes é maior ainda . Claro que precisa ser estabelecido limites de idade , mas jamais deixar de atender no final da campanha se ainda existe estoque .

  • Izabel

    É inadmissível !!!!!! Mas isso é resultado de nossos dirigentes inábeis …… Secretário de saúde arrogante e sem compromisso com os problemas da população !!!!! Lamentável !

    • Celma Prata

      Inadmissível mesmo, Bel! Quantas pessoas, como eu, tentaram se vacinar na campanha e não conseguiram? Tudo por falta de uma melhor orientação e bom senso mesmo. Sem contar que, afora a questão da saúde, essas vacinas custam caro. Nosso dinheiro vai pro lixo!

  • Silvia

    Amiga, que texto !
    É um privilegio ler suas crônicas,
    cada dia mais encantadoras !
    Bj

  • Inês Helena Cals

    Celma, querida,

    As aberrações são inúmeras, mas temos que fazer a nossa parte denunciando e procurando abrir os olhos das pessoas menos esclarecidas. As redes sociais são grandes aliadas. Vá em frente! Sucesso!!! Bjo grande, Inês

    • Celma Prata

      Inês querida, que alegria sua visita aqui! Conto com você para divulgar aos jovens que eles podem se vacinar até quarta-feira, dia 8. Essas 9 mil doses não podem ir pro lixo. Bjos e obrigada!

  • Karisia Pontes

    De um fato ocorrido no seu cotidiano vc fez uma critica muito elegante de um dos pontos nevralgicos das Politicas Publicas, que eh a area da saude. Parabens e sucesso.

    • Celma Prata

      Esse descaso e desinteresse, não só dos nossos governantes, mas de grande parte da população, nos transforma em “cúmplices”, e isso é uma sensação horrível! Obrigada, Karísia querida, por sua visita e comentário. Bjos

  • Valéria

    Infelizmente é esse o descaso que vivemos.Para me vacinar falei que trabalhava no HGF de onde já me aposentei.Continue com suas denúncias prima,pois as redes sociais são um meio das pessoas ficarem sabendo de tamanha aberração.Beijo grande!

    • Celma Prata

      Querida Valéria, você sempre prestigiando este espaço com seus comentários inteligentes. Obrigada, prima, e desculpe a demora na resposta. Estava na fazenda, onde o sinal de internet é muito fraco. Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

prata-na-crônica

Crônicas, Jornalismo e outras Narrativas

Livros e Leitura

Universo mágico da leitura

Isabelle Leal

Jornalista que flerta com o mundo da moda desde criança, voltou ao mundo dos blogs para saciar a vontade de escrever sobre os temas que mais gosta de ler e pesquisar sobre. Cresceu assitindo ao programa "Fashion File" com Tim Blanks, assina uma coluna de moda semanal no jornal cearense O Povo há mais de três anos e neste espaço vai dividir um pouco de seus guilty pleasures.

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

Riksaint Space

Um espaço dedicado às energias renováveis.

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Estalos da Vida

As vezes a felicidade começa em um estalo!

Sobre os dias

sensações, vinhos e faltas.

Vila das Noivas

por Ingrid Martins e Aline Farias

%d blogueiros gostam disto: