Que delícia de cama!

A cama é o melhor lugar para se fazer amor. Mais confortável, pelo menos. Se é que alguém pensa em conforto nessa hora… Mas, enfim, a meu ver, ainda não inventaram local mais adequado. E para dormir, também.

Quem está apostando que eu estou querendo mesmo é abordar finalidades menos óbvias para a cama… Bingo!

Basta acompanhar o folhetim global das nove da noite (pronto, falei, sou noveleira de crachazinho, assumo) para ver a delícia que é se esparramar sobre uma super king size com as irmãs, filhas ou amigas, para falar bobagens, rir ou, mesmo, chorar. Não que não se possa, eventualmente, juntar marido, filhos e irmãos, mas esse é um universo, preferencialmente, feminino.

E de universo feminino, o Maneco (Manoel Carlos, o autor da novela) entende. Os homens do Maneco nunca têm o mesmo carisma das mulheres. Engana-se quem pensa que é pura jogada de marketing para fisgar o público de novela, que se presume ser predominantemente feminino. Essa ideia é coisa do passado. Hoje, os homens curtem tanto quanto.

Para o autor de “Em Família”, que afirma ter sido criado só por mulheres e ter tido um excelente pai-ausente, as relações femininas são mais ricas e importantes que as masculinas. Além disso, ele acredita que as mulheres são bem mais confessionais que os homens, estes não querem – ou não conseguem – verbalizar o que sentem.

Talvez venha daí a importância da “cama-amiga” nos cenários das suas novelas, atuando como personagem na trama. As mulheres da família da atual protagonista estão sempre se reunindo na cama para bater papo, os mais diversos. No início, eram apenas as três irmãs. Agora, passados vinte anos na história, entraram no clima outras personagens.

As cenas são adoráveis! Diante delas, me reporto ao passado. Que menina adolescente nunca passou horas a fio com as amigas na cama narrando os acontecimentos da festinha da noite anterior? E ao presente: não conto as vezes que fiquei – e ainda fico, quando a vida nos permite – conversando com minha filha na minha cama.

Funciona mais ou menos como um “divã-rosa” de psicanalista, com três enormes vantagens: as “sessões” não têm hora nem dia marcados para acontecer; você não precisa anotar na agenda algo que lhe afligiu demais naquele dia e que, muitas vezes, na semana seguinte já perdeu a importância. E a terceira, é “de grátis”!

Sobre Celma Prata

Celma Prata é jornalista e escritora fortalezense. Autora do romance “Bodum” [2022], “Confinados” [2020], finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Conto; do romance "O segredo da boneca russa" [2018]; e dos livros de não-ficção "Viver, simplesmente" [2016]; e "Descascando a Grande Maçã" [2012], todos pela Editora Sete. É membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Fortalezense de Letras, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e da Sociedade Amigas do Livro, entidade cultural em que presidiu o conselho diretor, de 2016 a 2020. Ver todos os artigos de Celma Prata

12 respostas para “Que delícia de cama!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

365 Days of Lebanon

one post a day of Lebanon through my eyes

Antimidia Blog

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

Resenha do Dexter

Blog sobre tudo e nada, ou seja, sobre o que eu escrever (E resenhas de Livros)

Admirável Leitura

Ler torna a vida bela

Reverso Literal

Blog, poesia, prosa, contos, escritos, literatura, arte, imaginação, livros

Lugar ArteVistas

#arteondeestiver

Farol Abandonado

poesia profana, solitária e melancólica

Diferentes Tons

Artes, Literatura, Moda

RePensandoBem

Roda de Conversas

Thiago Amazonas de Melo

Não acreditem em nada do que eu digo aqui. Isso não é um diário. Eu minto.

prata-na-crônica

Crônicas, Jornalismo e outras Narrativas

Livros e Leitura

Universo mágico da leitura

Riksaint Space

Um espaço dedicado às energias renováveis.

Estalos da Vida

As vezes a felicidade começa em um estalo!

Sobre os dias

sensações, vinhos e faltas.

Vila das Noivas

por Ingrid Martins e Aline Farias

%d blogueiros gostam disto: