Quando a líder do ranking* das marcas mais valiosas do mundo lançou, em março de 2009, a campanha “Mãe, você é essa Coca-Cola toda” para o dia delas, eu não me indignei, achei-a até criativa. A agência “gênio” relacionava o refrigerante com esses seres generosos, ambos únicos e insubstituíveis, e que almejam “Um futuro melhor para a sua família”.
Lembrando agora daquela minha reação e dos botões do meu primo Carlos Augusto Viana, consulto um dos meus próprios botões – especialista em teorias da comunicação -, e o infeliz tenta me consolar com o argumento de que na sociedade do espetáculo apelos desse tipo convencem até as mentes menos sugestionáveis e é exatamente isso o que importa: produzir, vender, comprar, consumir, produzir de novo, vender de novo, comprar de novo, consumir de novo… E não há quem; o que; onde; quando; por quê; ou como fugir disso. Por isso é que os meus botões estão com os dias contados.
Pois não é que a tal campanha do refrigerante continua rolando em 2011? Ela até pode ser a mesma, mas eu mudei. Dois anos depois, curso de Jornalismo concluído e conhecimento ampliado sobre a tal sociedade pós-moderna, a única expressão agora que me arrota da garganta é “Me poupe!”.
Sério! Não está na hora de repensarmos esses apelos estereotipados, que apostam milhões de dólares em supostas mentes vazias e manipuláveis? Colegas da Comunicação, somos responsáveis por aquilo que escrevemos e criamos para o grande público. A quem interessa manter esses conceitos que não valorizam em nada o ser humano, não melhoram a vida de ninguém, muito pelo contrário? Vamos usar o tal do nosso “quarto poder” de forma mais inteligente? Não vamos desperdiçar o talento que Deus – ou seja quem for – nos deu.
Não, eu me recuso, como mãe, mulher, consumidora e ser humano, a ser essa *%#&@ toda! Sem querer ofender ou elogiar, mas será que os criadores da campanha se inspiraram em suas próprias mães?
Essa coca-cola toda… É a mãããe!!!
*Pesquisa Best Global Brands de 2008 (atualmente, a empresa não está nem entre as dez primeiras)
Imagem: http://www.bymk.com.br/looks/634706/mae-voce-e-essa-coca-cola-toda
Deixe um comentário