Registro suado

Depois de várias tentativas, finalmente uma alma boa me fornece a lista completa – e correta – para obter o tão almejado registro profissional. Sim, porque o site do Ministério do Trabalho esqueceu alguns detalhes que fazem toda a diferença. Resultado: você perde a viagem, a paciência e a pouca confiança que ainda lhe resta no serviço público. Sem contar que, antes, tentei me informar na coordenação do curso, a colegas graduados há mais tempo… Sem sucesso.

Apesar da decisão do STF, há dois anos, apesar do (des)entendimento do Sr. Gilmar Mendes e de todos os seus pares (“exigência do diploma de nível superior se configura em obstáculo à livre expressão garantida pela Constituição Federal”), com exceção apenas do ministro Marco Aurélio Melo (“é necessária uma formação básica para o exercício da atividade [….] um grau de nível superior com técnica para entrevistar, se reportar, editar o que deva estampar num veículo de comunicação”), juntei todos os documentos e parti para o centro de Fortaleza, a dois passos da Praça da Estação.

Para minha surpresa, não tinha fila (que boa notícia!), acho que a galera não está muito interessada em registrar-se (vale uma pauta). Assim mesmo, decidi dar aqui uma força aos colegas que não se deixaram abater pela não obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista.

Entreguei tudo para a gentil funcionária (isso mesmo!), esperei dez dias úteis e retornei para pegar a minha carteira de trabalho, com o carimbo dos tão sonhados quatro dígitos.

O consolo para os que batalharam quatro anos na faculdade de Jornalismo são as duas letrinhas que ficam à frente do registro: “JP”. Não, não foi em vão!

Celma Prata (MTB/CE 2581 JP), Jornalista Profissional, com muito orgulho!

 

Documentos necessários:

• Atestado de Antecedentes Criminais: você imprime no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) http://www.sspds.ce.gov.br/index.do?tipoPortal=1

• Xérox das páginas de identificação (foto e dados) da Carteira de Trabalho do requerente

• Xerox RG e CPF (para o CPF vale a carteira de motorista)

• Cópia do Diploma (frente e verso)

  • Requerimento do Registro Profissional (preenche no local)

Leve os originais de TU-DO!!!

Ministério do Trabalho e Emprego

Rua 24 de Maio, 178 – Centro

Fortaleza-CE

Tel: (85) 3255-3911

Fax: (85) 3255-3949

Horário: 08h00-17h00 (telefone antes, a única funcionária − Vanda, “a alma boa” − precisa se ausentar, às vezes, para cursos de capacitação)

Sobre Celma Prata

Celma Prata é jornalista profissional e escritora. Autora dos livros "Descascando a Grande Maçã" [Sete_2012] e "Viver, Simplesmente" [Sete, 2016]. Atualmente integra o Conselho Editorial do Jornal AgroValor. É membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e da Sociedade Amigas do Livro, onde lidera o conselho gestor para o biênio 2016-2018. Ver todos os artigos de Celma Prata

4 respostas para “Registro suado

  • Gabriela

    Oi Celma! Muito bom o post! Quando fui tirar o meu também foi uma dificuldade. Ajuda muito que vai tirar agora. Beijo

  • mariana

    Parabéns!!!! Todos nós da família Bitar temos muito orgulho de você! bjs!

  • Isabelle Leal

    Celma, as xerox precisam ser autenticadas? Vou compartilhar o post com todos os meus colegas que acabaram de se formar. Beijos e até dia 26!!

    • Celma Prata

      Oi, Belle! Desculpa a demora na resposta, tenho andado a mil por causa do lançamento do livro. Não precisa autenticar, mas tem que levar os originais de todos os documentos. E o RG mesmo, pois a habilitação de motorista só vale para o CPF. Boa sorte e parabéns mais uma vez! Aguardo você dia 26! bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

prata-na-crônica

Crônicas, Jornalismo e outras Narrativas

Livros e Leitura

Universo mágico da leitura

Isabelle Leal

Jornalista que flerta com o mundo da moda desde criança, voltou ao mundo dos blogs para saciar a vontade de escrever sobre os temas que mais gosta de ler e pesquisar sobre. Cresceu assitindo ao programa "Fashion File" com Tim Blanks, assina uma coluna de moda semanal no jornal cearense O Povo há mais de três anos e neste espaço vai dividir um pouco de seus guilty pleasures.

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

Riksaint Space

Um espaço dedicado às energias renováveis.

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Estalos da Vida

As vezes a felicidade começa em um estalo!

Sobre os dias

sensações, vinhos e faltas.

Vila das Noivas

por Ingrid Martins e Aline Farias

%d blogueiros gostam disto: